segunda-feira, 19 de março de 2007

Mulheres e Famílias no Brasil

Org. Maria Adenir Peraro e Fernando Tadeu de Miranda Borges

Sobre a obra
Coletânea contendo 19 artigos de 20 autores brasileiros.
Primando pela pesquisa histórica em arquivos dos mais diversos recantos deste país, as autoras e autores, trouxeram contribuições caracterizadas em eixos que remetem aos espaços da vida familiar no Brasil, dos séculos XVIII aos dias atuais.
No espaço submerso das relações humanas, onde a afetividade e a sensibilidade afloram, os artigos tocam no casamento e na educação dos filhos, no ato de ensinar e de formar consciências; nas normas sexuais e na exclusão social; na “moral doméstica”; na construção da identidade de personagens femininas nas regiões de frentes pioneiras como Paraná e Mato Grosso; e, em São Paulo, a luta pelo direito de ingresso na carreira universitária uspiana.

Sobre os organizadores
Maria Adenir Peraro
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e doutora em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em História da Uni­ver­sidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Coordenadora do Mestrado em História da UFMT, nos anos de 2002 e 2003. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Mulheres Paraguaias, Militares e Guerra do Paraguai, na Linha de Pesquisa “Territórios e Fronteiras – Temporalidades e Espacia­lidades” do Mestrado em História da UFMT. Possui vários livros publicados.
Fernando Tadeu de Miranda Borges Graduado em Economia e especialista em Economia Agrária pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Economia pela FEA-USP e doutor em História Social pela FFLCH-USP. Professor no Departamento de Economia e nos Mestrados em Economia e História da UFMT. Integra a Linha de Pesquisa “Fronteiras, Identidades e Transculturação” do Mestrado em História da UFMT e o Grupo de Pesquisa “Família e Política em Mato Grosso: séculos XIX e XX” da UFMS. Membro da Comissão Editorial da Revista Territórios e Fronteiras, do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em História da UFMT. Possui vários livros publicados.

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2005
ISBN: 85-99146-13-0
Tamanho: 15,7 x 22,8 cm
Nº de páginas: 366
Gênero: Tese dissertação
Editora: Carlini & Caniato Editorial
Preço: R$35,00

Contatos:
Editora TantaTinta/Carlini & Caniato
(65)3023-5714/5715
contato@tantatinta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário