quarta-feira, 9 de julho de 2008

Livro da Carlini & Caniato é recomendado pela Biblioteca Nacional



Da Assessoria

O livro “Água de Beber no Espaço Urbano de Cuiabá (1790 -1886)”, da historiadora Neila Maria Souza Barreto, está entre as recomendações da Revista da História da Biblioteca Nacional do mês de julho deste ano. Publicado pela Carlini & Caniato Editorial, o livro retrata a história da captação e utilização da água na capital de Mato Grosso. Filipe Monteiro, assistente de pesquisa da revista, recomenda a obra principalmente em tempo de discussões sobre a escassez dos recursos naturais.

Segundo Monteiro, a autora Neila Maria apresenta fontes documentais inéditas que revelam as políticas públicas utilizadas na época para o abastecimento de uma cidade inteira. “As fontes utilizadas fazem referência a um passado em que a água, ao contrário de hoje, era o único elemento democrático em uma sociedade apartada, saciando a sede de escravos, de brancos pobres e de representantes da elite”, ressalta Monteiro em sua nota, na sessão de livros da revista.

Filipe também recomenda a obra às gerações futuras por apresentar uma época em não havia qualquer restrição quanto ao consumo e, por isso, inspirava obras como chafarizes, fontes, bicas que se espalhavam pela cidade.

A Revista da História da Biblioteca Nacional é mensal e está em seu terceiro ano. Ela traz em seu conteúdo reportagens sobre livros e sobre fatos históricos, aborda temas como educação e ainda tem agenda e dicas sobre o que esta acontecendo no mundo literário brasileiro.
Mais informações sobre o livro pelo site http://www.editora-carlini-caniato.blogspot.com/ ou pelo telefone (65) 3023-5415.

Serviço
Título: Águas de Beber no Espaço Urbano de Cuiabá
Autora: Neila Maria Souza Barreto
Editora Carlini & Caniato
N.º de páginas: 160
Valor: R$25,00

Luís Gonçalves lança "O Plano Djibóia" em grande estilo



O lançamento do livro "O Plano Djibóia", do escritor e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Luís Gonçalves, na noite do dia 27 de junho, foi um verdadeiro show de cultura. A festa, realizada no Instituto Várzea-grandense de Educação (IVE), foi marcada pelas apresentações da Banda do Governo do Estado de Mato Grosso, do Coral Mato Grosso, dos mestres do riso Nico & Lau e de DJ.

Quando escreveu o livro, Luís Gonçalves tinha como objetivo criar uma obra que pudesse zelar pelo linguajar e dar cor e vida à maneira simples do homem interiorano se expressar. "O tema agrada muito e as pessoas de identificam muito com as formas de falar e de expressar que eu trago no livro", contou o autor.

O secretário de Estado de Cultura, Paulo Pitaluga, acredita que é sempre muito importante resgatar a história de Mato Grosso. "E o Luís faz isso muito bem. No livro, ele retrata a história do antigo, do velho, em Mato Grosso, trazendo à memória um pouco da nossa história".

Para o coordenador do curso de Jornalismo do IVE, o jornalista Álvaro Marinho, eventos como este são de suma importância para a formação acadêmica. "Lançamentos de livros fazem parte do processo de formação do aluno. E a faculdade é um espaço totalmente adequado para eventos como este, por isso sempre apoiamos essas iniciativas", explicou o coordenador.

Sobre o livro

Em uma linguagem leve, engraçada e própria da região em que se passa a história, o Pantanal mato-grossense, Luís Gonçalves traduz em "O Plano Djibóia", lançamento da Carlini & Caniato Editorial, cenas comuns e assuntos delicados para que a população leia, goste e entenda.

"O Plano Djibóia" está em sua 4ª edição, desta vez pela Carlini & Caniato Editorial, que também publicará mais cinco obras do autor, sendo duas inéditas. São contos, novelas, crônicas e ensaios literários. "O Plano Djibóia" teve sua primeira edição em 1995 e deu a Luís Gonçalves o prêmio Mérito Cultural de Autores Brasileiros, no Rio de Janeiro.