segunda-feira, 7 de maio de 2007

Sonhos e Pesadelos da História

Organizadores: Fernando Tadeu de Miranda Borgese Maria Adenir Peraro

Da obra
Na história do mundo, tanto o sonho quanto o pesadelo andam quase que juntos. Sonhos e Pesadelos na História não se fixa num tempo, mas em todos os tempos históricos, portanto, de forma temporal e atemporal, com a intenção de dissecar a cultura do encanto-desencanto, diante de desafios e incertezas em meio a um permanente estado de guerra.
Sonhos de igualdade, pesadelos da exclusão; sonhos de democracia, pesadelos das ditaduras; sonhos de liberdade, pesadelos da escravidão; sonhos de vida, pesadelos da morte; sonhos de paz, pesadelos da guerra; dualidade contraditória em que uma se nutre da outra.
Discutir a presença do sonho e/ou do pesadelo foi o propósito maior para reunir nesta coletânea pesquisadores que, de uma forma ou de outra, vêm se ocupando com a questão.

Sobre os organizadores

Fernando Tadeu de Miranda Borges nasceu em Cuia­bá, Mato Grosso, Brasil. Gradua­do em Economia e Especialista em Economia Agrária pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Economia pela FEA-USP e Doutor em História Social pela FFLCH-USP. Coordenador da Editora da UFMT (EdUFMT) entre os anos de 1992 a 1998. Professor do Departamento de Economia e nos Mestrados em Economia e História da UFMT. Professor Presencial do Curso de Especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil (DRS-BB), na modalidade Educação a Distância. Integra os Grupos de Pesquisa: Família e Política em Mato Grosso: séculos XIX e XX, da UFMS e Gênero, Famílias e Memória, da UFMT. Diretor Sócio-Cultural da Associação de Docentes da UFMT (ADUFMAT). Membro da Equipe de Colunistas do Conselho Federal de Economia (COFECON). Publicações: Do Extrativismo à Pecuá­ria: Algumas Observações sobre a História Econômica de Mato Grosso. 1870-1930 (3ª ed. rev., São Paulo: Scortecci, 2001), Economia Brasileira: Posições Extremas (Cuiabá: Genus, 1992) e Esperando o Trem: Sonhos e Esperanças de Cuiabá (São Paulo: Scortecci, 2005). Organizador da Coletânea Mulheres e Famílias no Brasil. (Cuiabá: Carlini e Caniato Editorial, 2005).

Maria Adenir Peraro nasceu em Apucarana, Paraná, Brasil. Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e Doutora em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Departamento de História e no Mestrado em História da UFMT. Coordenadora do Mestrado em História da UFMT, nos anos de 2002, 2003 e primeiro semestre de 2004. Líder do Grupo de Pesquisa registrado no Diretório do CNPq: Gênero, Famílias e Memória. Membro do Conselho Consultivo da Revista de História do CEDHAL- Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina/USP. Atualmente coordena o projeto denominado: Recuperação e digitalização dos microfilmes do acervo do Arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá (1756-1956). Publicações: Bastardos do Império: Família e sociedade em Mato Grosso na segunda metade do século XIX. (São Paulo: Contexto, 2001); A população urbana de Cuiabá em 1890, CD-ROM (Cuiabá:­ EdUFMT, 2005). Co-autora dos livros: Memória da Igreja em Mato Grosso: o arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá. Catálogo de Documentos Históricos (Cuiabá: Entrelinhas, 2002) e Cinqüenta Anos de História do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso 1953-2003 (Cuiabá: Tanta Tinta - Carlini & Caniato, 2004). Organizadora da Coletânea Mulheres e Famílias no Brasil. (Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2005).

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2006
ISBN: 85-99146-33-5 Carlini &Caniato 85-327-0199-X (EdUFMT)
Tamanho: 15,8 x 22,8 cm
Nº de páginas: 360
Gênero: História
Editoras: Carlini &Caniato e EdUFMT
Preço: R$ 35.00
Contatos:
Editora TantaTinta/Carlini & Caniato
(65)3023-5714/5715
comercial@tantatinta.com.br
http://editora-carlini-caniato.blogspot.com
http://editora-tantatinta.blogspot.com