sexta-feira, 4 de julho de 2008

Carlini & Caniato lança “O vôo nos Garimpos da Amazônia”



A editora Carlini & Caniato lançou na noite desta quinta-feira (3) a obra , “O vôo nos Garimpos da Amazônia”, do ex-piloto Luis Mendonça. A obra narra as experiências vividas por Mendonça durante seus 40 anos de profissão. O lançamento fez parte da programação do 24º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães.

A fim de incentivar a leitura e divulgar os trabalhos dos escritores locais, o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães mantém até domingo (6) uma livraria, que permanece aberta das 10 horas às 22 horas, aberta à toda a comunidade. O projeto é uma parceria entre a Livraria Adeptus e as editoras TantaTinta e Carlini & Caniato.

No espaço, além de exposição e comercialização de livros, estão sendo realizadas sessões de autógrafos com autores.

Confira o próximo lançamento:

05/07 (sábado), às 18 horas – Lançamento do livro “30 anos de Plano Diretor para o Turismo”, de Lúcio Costa, Maria Elisa Costa e Paulo Jobim.
Local: Livraria do Festival.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Carlini & Caniato faz tarde autógrafos com Juliano Moreno



O livro “O açougueiro”, do poeta Juliano Moreno, foi autografado pelo autor nesta terça-feira (1º), no Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, no stand da livraria Adeptus, montado especialmente para o Festival.

O livro é fruto de um trabalho de aproximadamente seis anos do escritor Juliano Moreno. A obra foi lançada pela primeira vez em 2006 e reúne contos feitos desde 2000. A editora Carlini & Caniato está relançando a obra que, segundo o autor, não surgiu de um fato em si. “A história não vem da situação, mas de um certo sentimento de perplexidade que a situação deixa, porque literatura é isso...”, explica o escritor.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Livraria do Festival de Inverno promove sessões de autógrafos nesta terça


Livros serão distribuídos a crianças

Um ótimo programa para esta terça (1º) na 24ª edição do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães serão as sessões de autógrafos promovidas pela Livraria do Festival, uma parceria entre a Livraria Adeptus e as editoras TantaTinta e Carlini & Caniato.

As sessões começam às 15 horas, com o autor Richard Mason, que autografará a série de livros infantis "As aventuras de mundinho, o quati curioso" e baterá um papo com os alunos da Escola Estadual Ana Tereza Albernaz, no bairro São Sebastião. Às 16:30, ele segue para a Escola Municipal Monteiro Lobato, próxima à piscina pública de Chapada. Em ambas as escolas, haverá distribuição gratuita de livros.

Mais tarde, às 19 horas, o poeta Juliano Moreno estará na Livraria autografando sua última obra, o livro de contos "O açougueiro".

A Livraria está montada na Praça Dom Wunibaldo, próxima à Igreja de Santana. Mais informações: (65) 3301 2045.

domingo, 29 de junho de 2008

Aecim Tocantins autografa livros em exposição literária

“O ingrediente cultural é o que dá forma ao um evento. As festas e os shows são passageiros, mas a cultura sempre permanece.” Palavras do professor e contador, Aecim Tocatins, sobre o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães durante a exposição literária realizada pela Livraria Adeptus e Editora Tanta Tinta e Carlini & Caniato na praça central.

Em meio à noite de autógrafos do livro que conta a historia de sua vida “Da Contabilidade à Vida Pública”, escrito por Ivan Echeverria, Aecim elogiou a organização da exposição. “Há de se parabenizar essa inovação que trouxe um caráter mais cultural ao evento. Agradeço pessoalmente a Tanta Tinta e a Adeptus que patrocinaram esse espaço que valoriza obras de autores mato-grossenses”. Com emoção, também falou do livro. “É fascinante ter a nossa história contada ainda em vida. Ainda mais em um livro generosamente escrito pelo Ivan”, afirmou.

Ambos, autor e personagem, Ivan e Aecim, são professores e contadores. Eles falaram sobre como o livro surgiu durante os três anos e oito meses de pesquisas. “A princípio, o projeto era falar da história da contabilidade. Mas durante os nossos encontros o Aecim foi me contando tantos fatos, me mostrando tantos materiais, documentos e fotos que eu pensei: ‘Por que não falar sobre a historia da vida dele?’. Na hora, ele não aceitou, mas com muita conversa, nós encontramos um novo rumo para o livro”, lembrou o autor.

O livro mostra momentos da vida de Aecim em Chapada dos Guimarães. Como um foto do ano de 1991, onde Frei Oswaldo aparece na inauguração do Hospital Santo Antônio, com a participação de Aecim. As falas do contador sobre a vida pública de Chapada também são encontradas no livro. “Eu tenho ascendência chapadense, minha mãe nasceu na região e eu vivi bons momentos aqui”, relembrou o contador.

A exposição reúne uma coletânea de livros mato-grossenses e é realizada pela Tanta Tinta e pela Adeptus com objetivo de difundir as obras e valorizar os autores locais. “A cultura tem grandes manifestações: a música, o teatro, as artes plásticas, os livros e como diria Monterio Lobato ‘um país se constrói de homens e livros’ com essa frase podemos entender a importância de uma exposição como está”, finalizou o autor.

Carlini & Caniato lança livro de sua mais jovem autora em Chapada



A editora Carlini & Caniato lançou na noite deste domingo (29), na livraria do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, o livro “Compostela: a velha cadeira”, da estudante e escritora Stella Oliveira, de apenas 14 anos, a mais jovem autora da editora.

O evento faz parte de uma série de lançamentos que serão feitos pela editora durante o Festival, na livraria Adeptus, próxima à Igreja Nossa Senhora de Santana.

O lançamento contou com a presença da autora, vinda direto de Jaciara, onde vive, sua mãe, Cristine de Oliveira, e sua avó, Jussara de Oliveira.

O livro de poemas, que trata basicamente dos conflitos de uma adolescente com uma visão positiva, corajosa e surpreendente, atraiu a atenção do público que circulava pelo Festival de Inverno. A pouca idade da autora foi um dos fatores. É o que ressaltou a médica Mara Gracia Melo, que adquiriu um exemplar. Mãe de um adolescente, ela observa: “Me chamou a atenção por ela ser tão novinha. É muito raro jovens desta idade escreverem um livro, ainda mais nos dias de hoje”, disse ela, que pretende ler a obra para entender mais sobre “o que se passa na cabeça de um adolescente”.

Transformar conflitos pessoais em poesia. Este é um dos maiores méritos de Stela Oliveira. Ela própria conta que escreveu o livro para ajudar a si própria e às suas amigas. “Às vezes, a família quer ajudar a gente, mas não consegue porque não nos entende”, comenta, falando dos problemas de auto-estima que enfrentou.

Stella se confessou surpresa com a repercussão do livro que, segundo sua mãe, está tendo uma vendagem muito boa e uma grande repercussão em sua cidade, Jaciara. Para Stela, é surpreendente descobrir que problemas que pareciam afetar somente a ela encontrem eco em várias pessoas. “Eu achava que era a única pessoa que sofria disso e ouço pessoas dizendo ‘Nossa, esse texto sou eu. Eu sinto exatamente isso’. É muito estranho”, confessa.

Para o futuro, mais livros estão previstos, embora a jovem autora não queira entrar em detalhes. “Só posso dizer que vou escrever poesia e contos. E que os poemas criticam a índole humana”, adianta ela.

Mais informações: 3023 5714.