quinta-feira, 12 de abril de 2007

Cartões Postais

Editora Carlini & Caniato oferece uma seleção de 8 cartões postais.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Já nas livrarias - A Morte de Totó Paes – política no Interior do Brasil

Autor: Alfredo da Mota Menezes
Totó Paes ou Antonio Paes de Barros foi morto em 1906 quando governava Mato Grosso. Sua usina de açúcar, Itaicy, era a mais bem aparelhada do estado na época. Sua morte é até hoje motivos de acesos debates. O livro procura entender por que se chegou àquele desfecho. A busca do autor foi pelos fatos políticos que estavam envolvidos o estado desde a proclamação da República em 1889 até a morte do governador.
Não dá para separar aquele acontecimento das várias disputas políticas que viveu o estado. Eram os grupos e partidos políticos procurando preencherem os espaços surgidos com o novo regime no país. E nessa tentativa, Mato Grosso passou por três “revoluções”. Uma em 1892, outra em 1899 e a última, em que perdeu a vida o governador Antonio Paes de Barros, em 1906.
Fatos ocorridos nos governos dos presidentes Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Campos Sales e Rodrigues Alves ajudam a empurrar a política em Mato Grosso em direções diferentes. O livro mostra que o que acontecia no estado não eram fatos isolados, estava conectado com os acontecimentos nacionais. E até mesmo aos internacionais.
O Tratado de Petrópolis de 1903, com a cessão do Acre ao Brasil pela Bolívia, é um dos fatores que ajudou a botar fogo nas relações políticas do estado. Impressiona também como a força militar federal sediada em Mato Grosso interferia nos assuntos políticos locais. Chama atenção ainda a estreita ligação do estado com os países da Bacia do Prata. A hidrovia Paraguai-Paraná unia os diferentes interesses.
Mas o foco principal deste livro é saber quais motivos, principalmente os políticos, levaram à morte de Totó Paes. Não há bandidos ou heróis no palco de disputas em que se transformou o estado naquele período. Talvez o mais trepidante e instigante momento político que o estado já passou. O livro mostra o que estava por trás disso tudo.

Sobre o autor
Alfredo da Mota Menezes nasceu em Poxoréo-MT. Publicou os livros: A herança de Stroessner: Brasil-Paraguai, 1955-1980 (Campinas: Papirus, 1987). Este livro foi publicado no Paraguai como La herencia de Stroessner (Assunção: Editora Carlos Schaumam, 1990); Do sonho à realidade: a integração econômica latino-americana (São Paulo: Alfa Ômega, 1990). Guerra do Paraguai: como construímos o conflito (São Paulo: Contexto, 1998); Coisas do cotidiano (Cuiabá: Millenium, 2003); Os blocos econômicos nas relações internacionais (Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2006); e Momento brasileiro: do fim do regime militar à eleição do Lula (Rio de Janeiro: Gryphus, 2006). O autor é PhD em História da América Latina, pela Tulane University-EUA, onde fez também o pós-doutorado e lecionou como professor visitante. Foi professor titular na Universidade Federal de Mato Grosso. É articulista no jornal A Gazeta, desde 1991.

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2007
ISBN: 978-85-99146-35-4
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº de páginas: 208
Gênero: História, Política em Mato Grosso
Editoras: Carlini & Caniato
Preço: R$ 35.00
Contatos:
Editora TantaTinta/Carlini & Caniato
(65)3023-5714/5715
comercial@tantatinta.com.br

Já nas livrarias - Chapada dos Guimarães jardim do Cerrado - the Cerrado garden


Sobre a obra

A obra em produção bilíngüe traz em média 210 fotos, proporcionando aos olhos do leitor um passeio pelos detalhes da plasticidade das flores, frutos, sementes, beija-flores, libélulas, paisagens, cachoeiras, borboletas e outras belezas naturais de Chapada do Guimarães, em Mato Grosso. A obra, do gênero arte/fotografia – ainda apresenta a denominação popular e científica da flora fotografada, podendo servir como informação técnica para pesquisas na área.



Sobre o autor

Wieslaw Jan Syposz nasceu na cidade polonesa de Bystrzyca Klodzka e atualmente reside em Cuiabá – Mato Grosso. Pesquisa e registra imagens da natureza há mais de 20 anos. Já viajou o mundo fotografando e se encantou, de maneira especial, com as belezas naturais de Mato Grosso, tendo alguns trabalhos publicados em revistas brasileiras.
O fotógrafo chegou ao Brasil, em 1989, interessado em conhecer o Pantanal. Atraído, sobretudo, pela fauna – especialmente as aves, publicou o livro Aves do Pantanal e do Cerrado de Mato Grosso (Cuiabá: Carlini & Caniato, 2005), um sucesso de vendas em nível nacional. Foi para Mato Grosso do Sul e depois para Mato Grosso, onde se encontra atualmente radicado. Em meio a uma pluralidade de cenários possíveis, num estado que ainda possui uma natureza exuberante, seu olhar deteve-se sobre Chapada dos Guimarães, distante 67 km de Cuiabá.
Ao perambular pela região, Wieslaw apaixonou-se imediatamente pelo Cerrado, com sua diversidade de plantas e animais, paisagem diferenciada e pelos paredões da Chapada dos Guimarães.

Fotógrafo: Wieslaw Jan Syposz
Edição: 1ª
Acabamento: Capa dura
Data de Publicação: 2007
ISBN: 978-85-99146-34-7
Tamanho: 21x28 cm
Nº de páginas: 128
Gênero: Fotografia / Arte / Turismo /
Editora: Carlini&Caniato
Preço: R$ 80,00 (Oitenta reais)

Contatos:
Editora TantaTinta/Carlini & Caniato
(65)3023-5714/5715
comercial@tantatinta.com.br
http://editora-carlini-caniato.blogspot.com