segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Do Rádio ao Telejornalismo: a trajetória de um aprendiz

Elias Neto, apresentador da na TV Centro América, lança livro pela Carlini&Caniato.


Sobre a obra
A trajetória de um aprendiz no fascinante mundo da notícia. Realizações e desilusões vividas por quem é parte da história do rádio e da televisão mato-grossenses no fim do século XX e começo do XXI. Um convite à reflexão sobre a prática cotidiana da nobre missão de informar. “No meio jornalístico, correspondentes em geral costumam viajar de avião, navio, helicóptero,... Eu, o Correspondente Difusora, no entanto, tinha como meio de transporte uma bicicleta...” (ELIAS NETO).

A principal característica desta obra são os planos paralelos entre o desenvolvimento do rádio em Mato Grosso e a trajetória do autor, que começou ainda menino. Contando sua caminhada, as informações e suas reflexões mostram que foram organizadas por um jornalista. Os períodos curtos, os tempos verbais, os adjetivos precisos são demonstrativos.­

Com sua formação acadêmica, Elias Neto poderia optar por discutir grandes modelos teóricos sobre meios, códigos, entre outros temas da comunicação moderna, porém preferiu partir de si mesmo, de sua liberdade pessoal, assim como fez de seu Jornalismo um compromisso sincero e ético. Como homem, buscou na família a inspiração para suas ações e o ajuste perfeito para as suas determinações, sempre ligado ao espaço físico e cultural mato-grossense.

“As reflexões do jornalista Elias Neto compartilham o profundo amor que ele tem por suas origens, praticando o que o pensamento kantiano desenvolve sobre a liberdade também ser constituída de espontaneidade absoluta, ou seja, atividade que não recebe outra determinação senão de si mesma. A partir do entendimento de que comunicação é exercício de liberdade que flui de si mesmo, desenvolve um “pano de fundo”, outro plano da obra que, em ondas, mostra o homem: começando pelo ingênuo – a juventude tem essa beleza –, passando pelo apaixonado pela vida, até chegar ao comunicador consciente da utilidade pública, do valor comunitário que representa o seu labor, e pela responsabilidade que sua profissão encerra”.
Lucy Azevedo Almeida – Doutora em Língua Portuguesa.

Sobre o autor
Elias Neto nasceu em Cáceres-MT, em 1959. Fez faculdade de Jornalismo pelo Instituto de Ensino Superior de Várzea Grande-MT (IVE). Foi aluno de escola pública até o antigo 2º Grau. Ingressou na profissão em 1979, na rádio Difusora de Cáceres, como locutor noticiarista e animador de programas. Mudou-se para a rádio Cultura de Cuiabá, em 1982. Passou também pela rádio Vila Real e TV Brasil Oeste. Foi para a TV Centro América, afiliada à rede Globo, em 1984, como Editor Apresentador e depois Editor Chefe e Apresentador. Entrou para a história como o primeiro apresentador que ultrapassou duas décadas no mesmo telejornal,em Mato Grosso.
É pós-graduado em Didática do Ensino Superior; professor universitário e Mestre de Cerimônia. Ministra cursos de Oratória. Já recebeu diversos prêmios, entre eles o Troféu A Crítica Mérito Rondon, por duas vezes, como melhor apresentador de televisão.

Ficha Técnica
Autor: Elias Neto
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2008
ISBN 978-85-99146-57-6
Tamanho: 20,8 x 13,8 cm
Nº de páginas: 160
Gênero: Comunicação / Jornalismo / Biografia
Editora: Carlini & Caniato
Preço: R$ 25,00
Contatos:
Editora TantaTinta/Carlini & Caniato
(65)3023-5714/5715
comercial@tantatinta.com.br