terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Fervo da Terra

Deborah Goldemberg





Sobre a obra

A novela da escritora e antropóloga Deborah Goldemberg é uma epopéia dos migrantes gaúchos para os estados do Norte em busca de novas oportunidades e os conflitos que surgiram quando eles se depararam com a “corrida do ouro” nos anos 90, acompanhada da criação de cidades e vilarejos com crescimento desordenado, o que estremeceu o equilíbrio das comunidades rurais e indígenas. Com enredo cheio de tramas que envolvem as relações familiares, a ganância do ganho rápido do dinheiro com o ouro, as paixões, a conquista moral e suas derrotas, o texto ainda tem o cunho ambiental.

O prefácio é do renomado Sociólogo José de Souza Martins, Professor Emérito (2008) e Professor Titular do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), que recentemente lançou um livro com o mesmo tema: “A narrativa de Aké tece a visibilidade da trama de ocultações que enredam a vida de cada um nos liames da tumultuada e violenta ocupação da fronteira.”, diz o professor.

O texto é baseado na linguagem multiétnica e transbrasileira em que Deborah Goldemberg faz o leitor viajar nas relações sociais, nas tentações que levam até os homens mais dedicados irem à bancarrota, miseráveis conquistarem seu espaço social, brancos, negros e índios trocarem seu papel que tanto uma sociedade insiste em manter como tradição.

“Viajei muitos anos pelo Brasil participando de projetos de desenvolvimento junto a comunidades quilombolas, indígenas e até com grandes produtores e fazendeiros. Assim conheci a realidade brasileira, as misturas étnicas, os diversos credos, seus sonhos e seus anseios. Aos poucos, o ímpeto de transformar aquela realidade cedeu a um encanto cada vez maior pelas coisas como elas são e eu soube que tinha que escrever sobre tudo isso...”, conta a autora. Com o Mato Grosso de pano de fundo, Estado que foi amplamente ocupado por gaúchos, os principais personagens do livro são a família de Seu Luis, o índio Aké Panará - que é separado de sua família logo na infância, quando seu povo perde suas terras -, e o negro Messias, líder do garimpo, que invade as terras de Seu Luis e muda o rumo da história de todos na região. Chama a atenção, a voz do narrador, que Prof. Martins caracteriza como, “Eco da sonoridade barroca que ficou por aí na fala cantada do povo sertanejo e nas sutilezas do duplo sentido que a caracteriza e que é o seu conteúdo. O que nela importa é a correção das idéias na dialética dos opostos que lhe dá sentido”. Em sua opinião a formação antropologica e o talento literário da autora que, “a tornaram sensível aprendiz da língua do sertão, aquela fala cheia de rebuscamentos e sonoridades de obra de arte”.

A autora explica: “Percebendo que esta voz estava viva em mim, que eu conseguia mimetizá-la, eu me dei a liberdade de nela escrever. Erra quem pensa que Aké ‘fala errado’. Ele narra num misto de sua língua nativa e um português impregnado de diversas influências. O multilinguismo, na minha opinião, ainda é a principal característica da prosa falada do brasileiro.”



Sobre a autora

Deborah Goldemberg nasceu em São Paulo, em 1975, é antropóloga e escritora. Atuou na área de desenvolvimento local sustentável no Norte e Nordeste do Brasil durante uma década. Estreou com o livro Ressurgência Icamiaba (Selo Demônio Negro, Ed. Annablume, 2009), após publicar diversas crônicas e poemas em coletâneas. Agitadora da literatura transbrasileira e multiétnica, foi curadora do I Sarau das Poéticas Indígenas da Casa das Rosas (2009), é colunista do projeto internacional de blogueiros Global Voices e da revista eletrônica Oca das Letras. Visite o blog: http://fervodaterra.blogspot.com/



FICHA


Autor: Deborah Goldemberg
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2009
ISBN: 978-85-99146-78-1

Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº. de páginas: 96
Gênero: Literatura / Ficção
Editoras: Carlini&Caniato Editorial

Preço: 20,00


Contatos
Editora TantaTinta/Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br


Anônimos

Fabrício Moraes





Sobre a obra

Um jovem casal endividado é forçado a cometer um crime em troca de alguns milhões de dólares. A aparente ausência de sentido por trás dos assassinatos somada ao anonimato dos autores das chantagens os definha emocionalmente, conduzindo-os a um horror psicológico que jamais haviam experimentado em suas vidas. Paralelamente a esse fato, o mundo assistia, impotente, o renascimento da guerra fria sob uma perspectiva ainda mais perigosa, cujo desenrolar tinha ligação com o resultado das chantagens cometidas contra o casal. Os atormentados jovens jamais reconheceriam o protagonismo que assumiriam nesse cenário de conspirações, tampouco que suas condutas teriam conseqüências globais.


Sobre o autor

Fabrício Moraes, 31, é professor de informática.

Contatos com o autor: 65-9225-6450



FICHA

Autor: Fabrício Moraes
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2009
ISBN: 978-85-99146-83-5

Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº. de páginas: 240
Gênero: Ficção
Editoras: Carlini&Caniato Editorial



Contatos
Editora TantaTinta/Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br


Desmontando os Quadrinhos – História em Quadrinhos, Educação e Regionalidade

Gabriel de Mattos





Sobre a obra

Este livro traz uma série de questões, abordadas de maneira simples e prática, baseadas em análises fundamentadas e uma longa reflexão, produzidas por quem tem experiência dos dois lados da prancheta: como produtor de quadrinhos e como pesquisador desse meio.
O autor trafega pelos meandros da teoria sem deixar nunca de perder o grande apelo afetivo, quase militante, de deslindar os caminhos de uma prática profissional que agora encontra seu lugar de destaque tanto na academia quanto nas prateleiras dos livreiros.
Partindo da reflexão da sala de aula, resgatando uma história regional dos quadrinhos, desenvolvendo um instrumento de análise dos tipos de desenho utilizados pelo meio, o autor chega a propor uma graphic novel seriada, baseada numa realidade pouco conhecida, da qual apresenta aqui um primeiro volume.


Sobre o autor

Gabriel de Mattos é arquiteto, escritor e quadrinista. Tem uma trajetória singular em cada uma dessas atividades, extrapolando limites e participando ora como produtor, ora como agitador
cultural-educativo. Atualmente é Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMT, sendo Mestre em Educação com a dissertação que serviu de base para este livro. Sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, tem participado da discussão e divulgação da história regional com o romance República Transatlântica (Carlini e Caniato, 2005), e os álbuns de quadrinhos Quadricrônicas (EdUFMT, 2005) e Destino Oeste (TantaTinta, 2005), este último em parceria com Ricardo Leite, com quem acabou de produzir Volcanya Blues. Trabalhou como editor de quadrinhos para jornais e revistas locais, teve contos, artigos e cartuns publicados na imprensa nacional. Seu livro de contos A Geringonça (Via Lettera, 2002) foi selecionado no Programa Nacional de Bibliotecas de Escola do Ministério da Educação. Tem ainda publicados o romance Doce Irresponsabilidade (Carlini e Caniato, 2005) e Cuiabá: Duas Novelas (TantaTinta, 2003).





FICHA

Autor: Gabriel de Mattos
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2009
ISBN:
978-85-99146-84-2 Carlini &Caniato
978-85-327-0307-1 EdUFMT

Tamanho: 17 x 24 cm
Nº. de páginas: 256
Gênero: História dos Quadrinhos
Editoras: Carlini&Caniato Editorial



Contatos
Editora TantaTinta/Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br


Alma Feminina

Rosana Caldas





Sobre a obra

A obra poética de Rosana Caldas transita por temas da vida contemporânea, explorados com a sensibilidade de quem os olha com profundidade. Apresenta ao leitor sua visão humana, onírica e delicada que provoca reflexão e deleite.


Sobre a autora

Rosana Maria de Barros Caldas nasceu em Cuiabá-MT. Formou-se em Direito, em 17 de agosto de 1991, pelo Instituto Metodista Bennett, no Rio de Janeiro-RJ. É Juíza do Trabalho desde 20 de outubro de 1994. Concluiu em 2006, pela Universidade Cândido Mendes, o Curso de Especialização Latu Sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Foi agraciada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, em 16 de março de 2007, com a Ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho no grau de Oficial.



FICHA

Autor: Rosana Caldas
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2009
ISBN: 978-85-99146-82-8
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº. de páginas: 88
Gênero: Poesia / Literatura
Editora: Carlini&Caniato Editorial

Preço: R$ 20,00



Contatos
Editora TantaTinta/Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Gestão de Custos Empresariais

Joaquim Eduardo de Moura Nicacio






Sobre a obra

Destinado principalmente aos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção. No entanto pode e deve ser utilizado em cursos onde há o envolvimento da atividade produção. A utilização de softwares matemáticos e estatísticos permite a reprodução e simulação de vários exercícios. O prompt do Maple 10 é apresentado com o seguinte símbolo ( > ) e o do Matlab 6.5 com o símbolo ( >> ). Como conseqüência os comandos desses softwares vêm precedidos deles. Também foi utilizado o software SPSS 10. A estatística Bootstrap é apresentada simultaneamente pelo Maple 10 e pelo Matlab 6.5 com os recursos gráficos que dão maior confiança ao leitor. Essa estatística é utilizada quando temos um conjunto finito de observações independentes entre si e com a mesma probabilidade de ocorrência mas, com uma dificuldade: esse conjunto não é passível de ser obtido em outra ocasião logo, pelo mecanismo estatístico da reposição, pode-se obter um número elevado de amostras de mesmo tamanho do mesmo conjunto. Foi introduzida a média Bootstrap, que é uma aplicação do teorema do limite central, que demonstra a tendência da distribuição de médias de um número muito grande de amostras apresentar uma distribuição normal onde se pode obter a média populacional, para permitir simular casos reais pois, é uma técnica em franco uso e os comandos estão contidos no próprio livro para permitir o desenvolvimento de pesquisas e facilitar o aprendizado dos pacotes matemáticos.


Sobre o autor

Joaquim Eduardo de Moura Nicacio Mestre em Agricultura Tropical, Contador, Pesquisador nas áreas de Contabilometria e Custos Empresariais. Professor no Departamento de Ciências Contábeis da FAECC/UFMT e no Departamento de Administração. Autor de diversas obras na área da Contabilidade, dentre elas "Introdução à Contabilidade de Custos" e “Matemática Financeira Computacional”.



FICHA

Organizadores: Joaquim Eduardo de Moura Nicacio

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2009
ISBN: 978-85-99146-76-7 Carlini &Caniato
978-85-327-0310-1 EdUFMT
Tamanho: 20,8 x 27,6 cm

Nº de páginas: 92
Gênero: Direito
Editoras: Carlini&Caniato Editorial e EdUFMT


Contatos
Editora TantaTinta/
Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br


Cuiabá Noivas & Festas 2ª edição

Sensibilidade na arte de fotografar




A segunda edição da revista Cuiabá Noivas & Festas está em circulação com visual e conteúdo de tirar o fôlego. Depois do impacto da primeira edição, lançada em julho deste ano, o novo número que acaba de ser impresso apresenta o trabalho da mais alta qualidade de profissionais que atuam no mercado internacional e nacional. A entrevista exclusiva com o fotógrafo norte-americano, Greg Gibson, um dos mais requisitados na área de casamentos nos EUA, revela como aliar técnica e sensibilidade na cobertura de casamentos; com um olhar diferenciado do fotógrafo Izan Petterle e texto da jornalista Suzi Bonfim mostram detalhes do Casamento Comunitário, realizado em Cuiabá, com mais de 4,2 mil casais. A revista traz ainda um ensaio inusitado com noivos em diversos cenários da Capital Cuiabana. O ensaio fotográfico da Foto e Prosa, dos fotógrafos Márcio Trevisan e Júnior Silgueiro é uma forma de viabilizar aos recém casados o registro dos locais que têm marcas da relação de amor deles.


Todo material desta edição garante o objetivo fim da Cuiabá Noivas e Festas que é informação de ponta do segmento e das inovações que fazem a cabeça de quem quer se unir a alguém ou simplesmente comemorar a vida. O conteúdo consistente da revista é um subsidio para quem busca produtos desta área no Estado. A publicação é da Carlini & Caniato Editorial.



Contatos
Editora TantaTinta/
Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br



Novas Perspectivas do Direito Ambiental Brasileiro – visões interdisciplinares

Organizadores
Valério de Oliveira Mazzuoli
Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray





Sobre a obra

O livro é fruto das pesquisas empreendidas pelos docentes da Faculdade de Direito da UFMT no âmbito do Grupo de Pesquisa CNPq Questão Agro ambiental: Direito e Estado.
Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo dos anos de 2007 e 2008. O propósito principal dessas pesquisas foi entender o direito ambiental (e também o agrário) de maneira interdisciplinar. Daí a variedade de temas apresentados, cada qual versando determinada disciplina jurídica (v.g., o direito internacional, o direito administrativo, o direito do trabalho, etc.) sempre sob o enfoque da ambiência.


Sobre os organizadores

Valerio de Oliveira Mazzuoli – Doutor summa cum laude em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Franca. Professor Adjunto de Direito Internacional e Direitos Humanos da Faculdade de Direito da UFMT. Coordenador do Curso de Mestrado em Direito Agroambiental da UFMT. Membro da Sociedade Brasileira de Direito Internacional (SBDI), da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas (ABCD), coordenador jurídico da Revista de Derecho Internacional y del Mercosur (Buenos Aires, Argentina) e Diretor da Revista Amazônia Legal de Estudos Sócio-Jurídico-Ambientais. Vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq Questão Agroambiental: Direito e Estado (FD/UFMT).

Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray – Doutor em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Pós-Doutor em Direito Ambiental pela Universidade da Flórida (EUA). Professor Adjunto de Direito Ambiental da Faculdade de Direito da UFMT. Diretor da Revista Amazônia Legal de Estudos Sócio-Jurídico-Ambientais. Membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Procurador do Estado de Mato Grosso. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Questão Agroambiental: Direito e Estado (FD/UFMT).



FICHA

Organizadores: Valerio De Oliveira Mazzuoli e Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2009
ISBN: 978-85-99146-74-3 Carlini &Caniato
978-85-88504-25-7 (Cathedral Publicações)
Tamanho: 15,8 x 22,8 cm

Nº de páginas: 272
Gênero: Direito
Editoras: Carlini&Caniato Editorial e Cathedral Publicações
Preço: R$ 50,00


Contatos
Editora TantaTinta/
Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br


Índios Xaraiés

Paulo Pitaluga Costa e Silva





Sobre a obra

Analisando dados pulverizados no seio de textos coloniais, o autor conseguiu formar um quadro etnográfico bastante interessante e verdadeiro a respeito dos índios Xaraiés. Os índios, que eram considerados tão somente um mero nome antigo do pantanal espanhol, passaram a ter vida própria, com uma etnia definida, um modus vivendi bem caracterizado.
Interpretando informações, fazendo comparações e outros estudos a cerca de: dados etnográficos; denominação e o significado do nome; localização geográfica; etnia; língua; atividade de subsistência; usos e costumes; cultura material; população; administração sócio-política; contatos com os europeus; achados arqueológicos e hipóteses do desaparecimento, Pitaluga pôde apontar dados mais elaborados acerca dos Xaraiés. Fazendo-os retornar à vida, a publicação julga ter preenchido uma lacuna etnográfica e antropológica acerca desse tão famoso quanto desconhecido povo indígena mato-grossense.


Sobre o autor

Paulo Pitaluga Costa e Silva é historiador, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e seu ex-Presidente. Autor de 23 livros já editados acerca da história regional mato-grossense e mais de 60 artigos publicados em revistas especializadas. Desde 1999, vem coordenando a série Publicações Avulsas, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, com 67 títulos publicados, abrangendo re-edições de obras, artigos raros e de difícil obtenção. A sua especialização é na história colonial, em especial, no denominado Mato Grosso espanhol dos séculos XVI e XVII. Atualmente é Secretário de Cultura do Estado de Mato Grosso.



Contatos
Editora TantaTinta/
Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br


Casa e Paisagem Pantaneira – Conhecimento e práticas tradicionais

Yara Galdino e Carolina Joana da Silva




Sobre a obra

Este livro nasceu de uma combinação entre a arquitetura e a etnoecologia, para tratar da construção da casa ribeirinha e da percepção da paisagem, através do olhar do homem pantaneiro. Com rigor científico e muita sensibilidade, ele vai desvendando as várias facetas do saber local, que permitem a transformação da madeira, da palha, do barro, enfim, do que existe disponível no ambiente, na morada, no abrigo da família. A construção da casa é uma atividade social e, neste processo, também se atualiza e enriquece o conhecimento. Conhecimento necessário para a seleção de cada elemento constitutivo da estrutura arquitetônica, de acordo com as necessidades de dureza, flexibilidade, durabilidade, etc. – mais adequadas a um desempenho ótimo. Os ambientes de coleta, o modo correto de cortar, serrar, aparar e trançar é descrito em detalhes. O projeto da casa se desenha no chão e a estrutura vai, aos poucos, tomando forma.


Sobre as autoras

Yara Galdino é graduada em Arquitetura e Urbanismo (2002) e mestra em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (2006), pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Sua dissertação de Mestrado foi laureada com o Prêmio Darrel Posey pela Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, no ano de 2006. É especialista em Reabilitação Ambiental, Arquitetônica e Urbanística (2008), pela Universidade de Brasília. Atualmente, é professora do Deptº de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), onde ministra as disciplinas Ecologia Urbana, Introdução ao Urbanismo, Projeto de Arquitetura e Projeto de Urbanismo.

Carolina Joana da Silva é graduada em História Natural, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); mestra em Ecologia, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Impa); e doutora em Ciências na área de Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou Pós-doutoramento no Ins-tituto Max-Planck de Limnologia, na Alemanha. Foi professora no Deptº de Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso, de 1974 a 1995, e no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da mesma universidade, até 2008. Atualmente, leciona no curso de graduação em Biologia e no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), exercendo lá também a função de Pró-reitora de Pesquisa e Pós-gradua-ção (2006-2010). É professora credenciada no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar. Publicou diversos artigos sobre Ecologia do Pantanal e é co-autora dos livros No Ritmo das Águas do Pantanal (São Paulo: Nupaub/USP, 1995) e The pantanal: ecology, biodiversity, sustainable management of a large neotropical seasonal wetland (Sofia-Moscou: Pensoft Publishers, 2009).




FICHA

Autoras: Yara Galdino e Carolina Joana da Silva
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2009
ISBN: 978-85-99146-80-4
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº de páginas: 96
Gênero: Arquitetura

Editoras: Carlini&Caniato Editorial



Contatos
Editora TantaTinta/
Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br


Indios Cuiabás

Paulo Pitaluga Costa e Silva





Sobre a obra

A historiografia mato-grossense é rica em citações acerca dos índios Cuiabás. Autores vêm afirmando e reafirmando a existência dos mesmos, dando subsídios etnológicos, localização geográfica e vínculos étnicos.
O fato é que está razoavelmente bem aceita nos meios intelectuais de Mato Grosso, científicos ou não, a existência dos índios Cuiabás e é disto que trata esta obra.



Sobre o autor

Paulo Pitaluga Costa e Silva é historiador, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e seu ex-Presidente. Autor de 23 livros já editados acerca da história regional mato-grossense e mais de 60 artigos publicados em revistas especializadas. Desde 1999, vem coordenando a série Publicações Avulsas, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, com 67 títulos publicados, abrangendo re-edições de obras, artigos raros e de difícil obtenção. A sua especialização é na história colonial, em especial, no denominado Mato Grosso espanhol dos séculos XVI e XVII. Atualmente é Secretário de Cultura do Estado de Mato Grosso.



FICHA

Autor: Paulo Pitaluga Costa e Silva
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2009
ISBN: 978-85-99146-8-11
Tamanho: 15,8 x 22,8 cm
Nº. de páginas: 80
Gênero: História
Editoras: Carlini&Caniato Editorial



Contatos
Editora TantaTinta/
Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br