terça-feira, 24 de julho de 2007


Água de Beber no Espaço Urbano de Cuiabá (1790-1886)

Da obra
Neila Maria Souza Barreto convida-nos a caminhar pelo espaço urbano de Cuiabá de outrora para observarmos como os rios, os córregos, as fontes, os chafarizes, indistintamente saciavam a sede dos escravos, dos pobres livres urbanos e dos homens e mulheres da elite, apontando-nos os instrumentos que eram utilizados para o transporte e posterior uso da água, como as carroças, as pipas e os bois. Leva-nos também aos espaços aos quais a autora denominou de Espaços Privilegiados de Água Potável Urbana, onde as primeiras penas d’água finalmente foram instaladas em Cuiabá, já no final do século XIX, especificamente no ano de 1886.

Sobre a autora
Neila Maria Souza Barreto
Professora, jornalista, especialista em Didática, Metodologia do Ensino Superior e Ciências Políticas, mestre em História.
É autora dos textos e artigos: A Água e o Corpo, A Torneira e a Água, Água Sagrada e Chafariz, Educação pela Água, Proseando com Licínio, resgate de História, Rio Cuiabá: Feliz ou Infeliz?, São João e a Água, 15 Anos de História do SIPROTAF, Doutor Paraná: Mato Grosso perde um Homem e a História ganha uma Memória, Dos Corpos a Pitometria da Cidade e As Lavadeiras Cuiabanas, em conjunto com o prof. Dr. Otávio Canavarros. Co-autora do livro Cinqüenta Anos de História do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso 1953-2003, co-autora na pesquisa da História do Tribunal de Justiça do Estado de MT, 2004. Autora da Genealogia do Pe. Ernesto Camilo Barreto, 90 Anos da Drª Maria Barata Corrêa da Costa - 2005, História da Barra do Pari - 2006 e dos Projetos de Pesquisa do Grande Oriente do Brasil-MT, do Parque Municipal Dante Martins de Oliveira no Ribeirão do Lipa, Projeto Histórico do Memorial da Água, do Museu da Água do Morro da Caixa d`Água Velha e do Projeto Histórico do Parque Municipal da Água.
Atualmente pesquisa a História do Saneamento em Mato Grosso, é assessora de Comunicação Social da Companhia de Saneamento da Capital - Sanecap, e professora da rede estadual de ensino de Cuiabá.

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2007
ISBN: 978-85-99146-16-3
Tamanho: 17 x 24 cm
Nº de páginas: 160
Gênero: História
Editoras: Carlini & Caniato
Preço: R$
Contatos:
Editora TantaTinta/Carlini & Caniato
(65)3023-5714/5715
comercial@tantatinta.com.br

Arte na Rua – o imperativo da natureza

Sobre a obra
As exposições das artes plásticas em lugares públicos de Cuiabá, iniciadas na década de oitenta, criam uma nova relação conceitual entre o cidadão e a arte local. Desta forma, a estreita aliança entre a arte e a identidade cultural cuiabana, produzida pelo apelo visual das obras veiculadas, é o principal tema desse livro.
Em que momento o epigonismo, ou seja, o uso/abuso de imagens e de modos de compor que eram identidade cultural transformam-se em clichês?
Para responder a esta pergunta a autora propõe que o leitor se dispa dos paradigmas culturais cuiabanos e avalie os valores expressados nestas exposições como um turista que chega a Cuiabá pela primeira vez e se depara com as artes estampadas nos muros e viadutos da cidade.

Sobre o autor
Suzana Cristina Souza Guimarães
graduou-se e concluiu Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Lecionou no Departamento de História da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da UFMT. Atualmente é doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2007
ISBN (Carlini & Caniato): 978-85-99146-38-5
ISBN (EdUFMT): 978-85-327-0231-9
Tamanho: 20,8 x 13,8 cm
Nº de páginas: 208
Gênero: Tese – Dissertação (Artes Plásticas)
Editora: Carlini & Caniato / EdUFMT
Preço: R$
Contatos:
Editora TantaTinta/Carlini & Caniato
(65)3023-5714/5715
comercial@tantatinta.com.br