sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Romulo Nétto - Sete livros de uma só vez

Mais que um texto regional, os livros de Rômulo Nétto são frutos de sua descendência mineira. Mesmo quando coloca os personagens em outros territórios, cada um deles não deixa de carregar marcada e pegajosa mineirice. Como o próprio autor diz: “ser mineiro é antes de tudo um estado de espírito”,revisitando nestas palavras antigos contadores de causos, gente simples do povo e grandes escritores brasileiros.



Bom-dia, Senhor Presidente







Sobre a obra

Neste livro o autor nos põe em contato com as agruras de uma família de retirantes que sai do Polígono das Secas, atravessa dois estados e chega numa imaginária cidade chamada Mimoso – a maior e mais industrializada do também imaginário Pirambeiras. São treze dias de viagem, com narração entre sofrimento e poesia. Para um dos membros da família de Donabrina o destino reservava futuro brilhante: a presidência da República. Após ser engraxate, metalúrgico, deputado federal, três vezes candidato a presidente derrotado em sucessivas eleições, finalmente realiza seu sonho: é eleito presidente. Começa o pesadelo da população. Toma medidas que afetam principalmente os aposentados do serviço público. Dá início a uma roubalheira nunca antes vista no cenário político de Pirambeiras. Finalmente por não desejar apear do poder torna-se ditador. Um dia, porém, tem uma recaída e se olhando no espelho exclama: Bom-dia, senhor presidente! Esta inverossímil história é narrada, de pai para filho, pelos cachorros da família – Os Juca.



FICHA

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-99146-91-0
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº. de páginas: 80
Gênero: Romance
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 22,90



Cidades, Ciudades






Sobre a obra

O autor faz uma viagem por cidades que jamais conheceu, a não ser através da história, dos livros, jornais e revistas. Quase sempre são poemas que denunciam abusos contra seus naturais. Da criança queimada com o napalm em Trangbang, dos desmandos políticos em Brasília, dos horrores de Auschwitz.-Birkenau, entre tantos outros acontecimentos históricos. É na verdade o passeio histórico em que o autor conhece apenas as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Cidade do México e San Juan Teotihuacan, mas levado pelas asas da literatura jornalística ou não através do mundo.



FICHA

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-99146-92-7
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº. de páginas: 128
Gênero: Contos
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 24,90



Os Deserdados da Sorte






Sobre a obra

Neste livro de poema dividido em três partes sendo que na primeira encontramos um texto sobre a vida e a morte de um rio. Ao tempo em que revela a dor da perda irreparável, da agonia do rio, vai desnudando o percurso de uma geração em seu convívio com as águas e a lida diária com a paisagem. A destruição do rio é ouvida por meio dos sussurros do vento, do silêncio respeitoso do sabiá-laranjeira, dos gestos aflitos daqueles que ainda dele — cada dia menos — retiram pequenas migalhas para sobrevivência. Na segunda apresenta um sobrevivente de um mundo desprovido de sonhos. Mas, mesmo assim, sonha e se define réu confesso de crimes que nunca cometeu. Sujeito definitivo ator de uma história complexa, viva e presente. Aqui, o autor apresenta um personagem sem face, moldado um pouco à sua imagem e semelhança. Mais. As venturas e desventuras deste ser que convive com um cenário mutante entre criador e criatura. Por fim surge Filisberto das Âncoras, personagem de Um chão de quase coisas, um deserdado da sorte. Herdeiro de um pedaço de chão seco e sem riacho. Visualizamos, neste livro três, a relação íntima entre conteúdo e expressão. Homem e a paisagem se imbricam numa intimidade entre eles e a própria lei da vida. Com contornos firmemente delineados a figura de Felisberto das Âncoras capta as dores, os desejos, sua humanidade, em suma com grande singularidade, o autor vai construindo o personagem, não sem apresentá-lo com cores vivas, inserido em uma paisagem árida e tosca. Por meio deste ator, expressa a miséria e a solidão. Enfatizando as emoções, sentimentos e sensibilidade, Rômulo destampa aos nossos olhos, com acurada sagacidade, a natureza e o ser humano.



FICHA

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-99146-94-1
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº. de páginas: 168
Gênero: Romance
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 26,90



Tarenço, o Capanga de Lata






Sobre a obra

Tarenço como outros livros do autor são livros que podem ser lidos como contos. Entretanto há uma tênue linha que separa cada conto-capítulo. O leitor mais atento captará o elo assim que adentrar no segundo capítulo. Quem aparentemente seria o vilão de toda a trama acaba sendo o beneficiado. Belarmino B. – no dizer da meninada interiorana de Paracatu – era um verdadeiro pastor das moças, guarda-cabaços. Vivia protegendo a filha do patrão para que os marmanjos não a possuíssem. Repentino surge um mais esperto e descabaça a mocinha. Por sua vez Belarmino B., nutre paixão angustiante pela mulher do patrão sem nada conseguir. Até que um dia, bem isto quem ler o livro verá...



FICHA

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-99146-93-4
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº. de páginas: 88
Gênero: Romance
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 23,60



Tatão Malemais, o Capador de Anjos






Sobre a obra

Tatão Malemais, matuto mineiro que mora numa encantadora cidadezinha de Mato Grosso tem por predileção capar anjos e fritar seus testículos. Iguaria inimaginável segundo ele. Um dia acorda com um anel no dedo e ao esfregá-lo inicia uma série de viagens ao passado. Mirabolante história. Ao retornar ao presente encontra o caos. Os gananciosos produtores de soja, algodão, milho, girassol, aliados aos criadores de gado acabaram com o cerrado. Apenas seu pedaço de chão sobrevive tornando-se alvo de cobiça das multinacionais. Tatão Malemais luta contra tudo e contra todos até que um dia tem seu valor reconhecido.



FICHA


Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-99146-95-8
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº. de páginas: 120
Gênero: Romance
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 26,90



Transitoriedades, Palavra






Sobre a obra

A mesma preocupação com o meio ambiente demonstrada em Os Deserdados da Sorte é reprisada em Transitoriedade, Palavra, embora o autor mescle o conteúdo com poemas de sua primeira fase poética, um romantismo leve, suave e contagiante. Ele parece buscar conversa com as bichos e árvores, num diálogo incomum, mas frutífero para sua imaginação criadora. Na segunda parte do livro o autor criou o personagem Palavra, um indígena do Alto Xingu que é sequestrado e levado para o Vale do Anhagabaú. Entretanto, menos de um ano depois de acabado o texto eis a surpresa: Palavra, existe. Trabalhando na Superintendência de Política Indígena, órgão da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso, conhece Manauaka Yawalapiti, a quem, segundo explicação do Cacique Aritana, desde criança chamavam de Palavra, pois era um índio falador.



FICHA

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-99146-96-5
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº. de páginas: 96
Gênero: Romance
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 23,90



O Infinito Desespero de Ementério






Sobre a obra

Ementério fez de tudo na vida até tornar-se assassino cruel. Por outro lado surge uma nesga de bondade em seu caráter. Começa aplicando em seus pagos a agricultura familiar atraindo a atenção de muitos seguidores que viam na prática a possibilidade de melhorar a vida. Depois vê seu povoado invadido por um pastor evangélico que deseja a todo custo escravizar o povo, cobrando dízimos altíssimos. Surge a inevitável luta entre os dois. Após criar a República Socialista de Porto Rico Ementério vê seu povo feliz, produzindo mais que o suficiente para o sustento da família. Mas ele vai aos poucos desfilando seus desesperos, um por um, até que diante do maior não encontra forças e...



FICHA

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-8009-006-2
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº. de páginas: 144
Gênero: Romance
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 28,60



Contato
Editora TantaTinta / Carlini & Caniato
(65) 3023-5714/ 3023-5715
contato@tantatinta.com.br




Contos do Japim

Ramon Franco





Sobre a obra


Os textos que formam o livro Contos do Japim podem ser interpretados como o esboço inicial de um trabalho literário. Após a vivência da infância, adolescência e algumas experimentações da vida adulta, me vi formado em Jornalismo e trabalhando diariamente com a notícia, com a reportagem e com as demais experiências proporcionadas pela atividade cotidiana de um repórter. A influência de autores da literatura policial, como o brasileiro Rubem Fonseca e os ingleses Conan Doyle e Agatha Christie, bem como o norte-americano Edgar Allan Poe, a técnica absorvida da crônica de Carlos Heitor Cony, o corte narrativo do norte-americano Ernest Hemingway, a fluência de Marcos Rey e Graham Greene, a inspiração em Gabriel Garcia Marquez e Orígenes Lessa me encorajaram a definir esta primeira etapa de vida literária como a fase japim. Todos os contos aqui redigidos tiveram e têm algo de japim, que é uma ave brasileira que, conforme a lenda indígena, aprende a cantar imitando o canto de outros pássaros, ao passo que também sabe imitar o canto de todas as outras aves. Este pássaro, segundo os índios, vive na companhia dos marimbondos e, coincidentemente, quando me descobri japim morava numa casa rodeada de casinhas de marimbondos. A associação foi de imediato e acredito me mantive nesta fase até 2007 e 2008.
As palavras que transformei em ficção imitando o estilo, o jeito e a maneira de outros escritores me encorajaram a partir para um estilo próprio, também foram essenciais para que eu reconhecesse as minhas fraquezas textuais e identificasse as travessias para o crescimento. Crescimento não apenas literário, mas, acima de tudo, humano. A literatura me deixou mais humano e esse fato me basta. Escrever faz parte da minha vida e para compor os textos de Contos do Japim recorri ao corrimão na escada literária de Marcos Rey, Orígenes Lessa, Machado de Assis, José Saramago, Ernest Hemingway e Guimarães Rosa, entre tantos outros mestres da literatura universal.

Sobre o autor

Ramon Barbosa Franco nasceu em 3 de junho de 1979 na cidade Paraguaçu Paulista - SP, é jornalista formado pela Universidade de Marília (Unimar). Está na imprensa desde os 16 anos, trabalha também como assessor de imprensa e arte-educador. Conquistou prêmios literários nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre eles o 3º lugar no V Concurso Municipal de Contos Prêmio Prefeitura de Niterói (2007), menção honrosa no concurso de contos, Tragédias Cariocas Hoje, da editora Nova Fronteira (2007) e um dos finalistas estaduais do Mapa Cultural Paulista (2009-2010), organizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.



FICHA

Autor: Ramon Franco
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-8009-007-9
Tamanho: 15,8 x 22,8 cm
Nº. de páginas: 88
Gênero: Contos
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 23,00


Contatos
Editora TantaTinta/Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br



Situação da Saúde em Cuiabá

Ligia Regina de Oliveira
Marco Aurélio Bertúlio das Neves





Sobre a obra


A Secretaria de Saúde de Cuiabá disponibiliza a sociedade, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores sua primeira publicação a respeito de um dos aspectos mais representativos na morbimortalidade na atualidade: as doenças e agravos não transmissíveis.
Esse estudo é resultado de uma análise empreendida a partir de dados e informações disponíveis nos Sistemas de Informações do Sistema Único de Saúde que são processados pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

O objetivo é apresentar uma coletânea das principais informações referentes às doenças e agravos não transmissíveis, mostradas por meio de indicadores, sem a pretensão de uma análise/discussão mais profunda quanto aos seus determinantes.

Espera-se que esta publicação traga reflexões a respeito das possibilidades do uso dos diversos Sistemas de Informação, no sentido de servir de ponto de referência para futuras avaliações dos ganhos no que diz respeito à saúde da população e na qualidade da prestação de serviços.Nessa perspectiva, a obra pretende não apenas apresentar uma análise de situação de saúde, mas apontar para a importância da informação para a gestão e o controle social.

Ainda falta muito para termos uma análise completa da situação da saúde em Cuiabá. Esta publicação é apenas um começo!

Sobre os autores

Ligia Regina de Oliveira
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua no campo da Saúde Coletiva desde 1984, exercendo diversas funções como profissional do Sistema de Saúde e, a partir de 1993, também como docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem atuado notadamente na área de Epidemiologia, nas subáreas de Vigilância em Saúde, Sistemas de Informação, Análise de Situação de Saúde, Epidemiologia em Serviços de Saúde, entre outros. Exerceu cargos de direção em vários setores na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e na Secretaria de Estado da Saúde, além da direção do Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora efetiva do Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal de Mato Grosso exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Marco Aurélio Bertúlio das Neves
É Engenheiro Sanitarista, de Segurança do Trabalho e Mestre em Saúde e Ambiente. Tem atuado no Sistema de Saúde de Mato Grosso desde 1987 trabalhando nas áreas de Planejamento e Gestão em Saúde, Vigilância em Saúde, Avaliação de Programas e Serviços de Saúde e na Análise da Situação de Saúde. Respondeu pela Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador, Saúde Ambiental e pela área de Informação em Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Mato Grosso e pelas Coordenadorias técnicas de dois Distritos Sanitários em Cuiabá. No último ano respondeu pela Atenção Básica do mesmo município. Atuou também como docente em cursos Lato-Sensu nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde da Família, Planejamento, MBA em Administração Hospitalar e em Segurança do Trabalho no Instituto Brasileiro de Pós Graduação (IBEPX) e na Universidade de Cuiabá (UNIC). Atualmente é docente do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).



FICHA

Autores: Ligia Regina de Oliveira
Marco Aurélio Bertúlio das Neves

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-99146-98-9
Tamanho: 21 x 28 cm
Nº. de páginas: 48
Gênero: Saúde
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 20,00



Contatos
Editora TantaTinta/Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br



Presta Sentido e Põe Reparo

Letícia Lobo





Sobre a obra


Presta Sentido e Põe Reparo é um livro escrito por Letícia Lobo como amor às coisas de sua infância, sua gente, sua terra e coisas que a rodearam naquele mundo infantil, cor-de-rosa, tomado por plantas e frutas. Ela escreveu, de maneira carinhosa, sobre as coisas ligadas ao seu passado que, de sorte, é o gostoso ontem de todos nós, desta terra do Pantanal. Filha de José Lobo (autor de Lugar e Tempo), não poderia ser outra sua postura com o público leitor, no resguardo do registro de fatos, para, então, sabermos desse ontem. Conheci Calu Bernaz e Adiles Ribeiro Antunes. Estavam bem pertinho de mim. Elas reinavam em seus tronos no Cerrado, cada qual com sua personalidade típica, lá no oco do mundo, no cu do Judas. Deixaram registro de suas passagens por este mundo.

Através de uma linguagem suave, Letícia nos faz deleitar nestas páginas, atentos ao significado das expressões de época. Sendo ou não um caboclo do Pantanal, como eu, vale a pena se debruçar sobre esta obra e (re)descobrir o nosso mundinho.

Boa Leitura! E Presta Sentido e Põe Reparo...

Amadeu de Melo

Sobre a autora

Eu, Letícia Thommen Lobo Paes de Barros, nasci em 8 de março de 1958 (hoje, Dia Internacional da Mulher), em Cuiabá-MT, num sábado, após Ana, minha mãe, voltar dos comes-e-bebes da festa de casamento de Tita e Zé Ubirajara, este, filho de minha madrinha Carmina, irmã de minha avó paterna, Vó Gusta. Meu nome não foi escolhido assim, numa lista, como de praxe. Acontece que, na ocasião do parto, na maternidade, não havia um médico naquele horário de fim de manhã e início de tarde de sábado. Meu pai fez o parto, juntamente com uma enfermeira. Ao nascer, fui colocada em uma bandeja, olhei todo o derredor meio que assombrada com o lugar, dei uma risada (bem dura!) e coloquei o dedão na boca, acalmando-me novamente. Assim, não chorei, e ri! Meu pai aceitou o fato e me colocou o nome de Letícia, do latim Lætitia (Alegria)!

Minha profissão de engenheira agrônoma é influenciada pelo mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, por isso lido com as Ciências da Terra. Arrisco-me no mundo da Literatura, apesar de a Agronomia ainda nortear o rumo que sigo como autônoma. Os escritos do Presta Sentido e Põe Reparo resgatam parte da memória de meu passado, principalmente da vida pacata de Cuiabá, que conheci quando criança, antes dos anos sessenta do século passado.



FICHA

Autora: Letícia Lobo
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-8009-004-8
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº. de páginas: 176
Gênero: Contos
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 32,00



Contatos
Editora TantaTinta / Carlini & Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br