quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Nas margens da história: meio ambiente e ruralidade em comunidades "ribeirinhas" do Pantanal Norte

Ana Carolina da Silva Borges






Sobre a obra


Nas Margens da História discute e analisa a relação dinâmica que se estabeleceu entre os ribeirinhos e a sociedade mato-grossense e a natureza, na região do Pantanal Norte, no período compreendido entre 1870 e1930. Um longo e lento processo de degradação de rios e matas, fruto das relações de troca e comércio potencializadas por um mercado mundial em expansão acabou alterando significativamente a paisagem pantaneira. Entretanto, a obra procura mostrar que mesmo diante desse mercado mundial e seu séquito de valores, normas e preceitos considerados modernos e civilizados, o cotidiano dos ribeirinhos não sucumbiu a essa pressão externa.


Sobre a autora

Ana Carolina da Silva Borges nasceu em Cuiabá, 1982. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001-2005).Foi bolsista de iniciação científica durante três anos no Núcleo de EstudosRurais e Urbanos (NERU) da UFMT (2002-2005), onde desenvolveu pesquisas em comunidades de agricultores do Pantanal Norte, sob orientação da Prof.ª Drª. Sueli Pereira Castro. Fez mestrado em História na mesma universidade, sob orientação do Prof.º Dr. Oswaldo Machado Filho (2006-2008). Publicou resumos, resumos expandidos e artigos em vários congressos regionais, nacionais e internacionais, além de capítulos de livros em coletâneas. Atua nos seguintes temas: relação sociedade e natureza; história agrária; comunidades ribeirinhas.



FICHA

Autora: Ana Carolina da Silva Borges
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-8009-011-6 (Carlini & Caniato) 978-978-85-327-0349-1 (EdUFMT)
Tamanho: 15,8 x 22,8 cm
Nº de páginas: 240
Gênero: História/ Sociologia
Editoras: Carlini & Caniato Editorial/EdUFMT
Preço: R$ 34,00


Contatos
Editora TantaTinta/Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br




Biologia no cotidiano doméstico: abordagens voltadas à educação básica.

Edna Lopes Hardoim - Edward Bertholine de Castro - Lúrnio Antônio Dias Ferreira- Rosina Djunko Miyazaki e Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira





Sobre a obra

Voltada aos professores da Educação Básica, a obra tem por objetivo apresentaraos professores e alunos conteúdos que possam contribuir para aconstrução conjunta do conhecimento da Biologia. Neste caso, porém, a forma escolhida para apresentação traz outra roupagem e abordagem: o lúdico que, certamente, facilitará os procedimentos pedagógicos e potencializará a construção e formação de saberes. A obra faz uso de exemplos,para explicar fenômenos naturais, e ainda, utiliza vários aspectos de uma casa, como cenário para as reflexões pretendidas acerca dos fenômenos estudados.

Sobre os organizadores

Edna Lopes Hardoim e Lúrnio Antônio Dias Ferreira são professores dodepatartamento de Botânica e Ecologia do Instituto de Biociências daUFMT; Edward Bertholine de Castro e Rosina Djunko Miyazaki são profesoresdo departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociênciasda UFMT; Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira é Coordenadora de Ensino deGraduação/Proeg-UFMT.



FICHA

Organizadores: Edna Lopes Hardoim - EdwardBertholine de Castro - Lúrnio Antônio Dias Ferreira- Rosina Djunko Miyazaki e Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-8009-005-5
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº de páginas: 80
Gênero: Educação / Biologia
Editora: Carlini & Caniato Editorial
Preço: sob consulta



Contato
Editora TantaTinta / Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br



Remedeia Com Que Tem

Milton Pereira de Pinho (Guapo)




Sobre a obra

Esta obra é uma pesquisa de 40 anos do cantor e compositor Milton P.Pinho (Guapo) que buscou e levantou toda geologia e antropologia damúsica mato-grossense de raiz e também das infl luências acontecidas noprocesso histórico.Em sua visão divisionária em “Autóctone”, “Platina” e “Infl uência de OutrosEstados”, o autor apresenta um quadro panorâmico do mosaico dacultura musical de Mato Grosso, a qual se formou nos quase 300 anosde história. Por outro lado, traz também a origem e o desenvolvimentohistórico de cada corrente das grandes expressão musicais como o Jazz,Tango, Rock, Bossa Nova, Hip Hop, Música Sertaneja, entre outras tambémpresentes no desenvolvimento musical atual, com seus respectivosrepresentates.A publicação traz ainda biografi as de notáveis compositores que moldarama trilha musical na formação do Estado, bem como de pequenos musicosque passaram pela história com seu humilde trabalho, e que hojepraticamente estão esquecidos.Um livro pra se conhecer e entender a cultura musical mato-grossense.

Sobre o autor

Milton Pereira de Pinho (Guapo) nasceu em Cáceres – MT. É cantor,compositor, pesquisador, produtor, diretor musical e consultor técnicode cultura. Foi o primeiro músico mato-grossense a representar o Estadono evento “Mato Grosso State Cultural” realizado em novembro-2005 emWashington-DC com o show-recital: Searching For The Lost River, fechando a quinzena cultural de Mato Grosso nos Estados Unidos.




FICHA

Autor: Milton Pereira de Pinho(Guapo)
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-910555-0-0
Tamanho: 17 x 24 cm
Nº de páginas: 192
Gênero: História da Música
Editora: Carlini & Caniato Editorial
Preço: R$ 45,00




Contato
Editora TantaTinta / Carlini & Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br



Em busca do país do ouro: sonhos & itinerários

Sirlei Silveira






Sobre a obra


Em Busca do País do Ouro recupera, a partir de pesquisa bibliográfica e documental no campo da Antropologia, da Literatura, da Filosofia, da História e da Sociologia, os sonhos e as agruras que projetaram os homens do Mediterrâneo cristão para fora de seus muros, no período compreendido entre o século XV e XVI desta era. A obra parte da premissa de que as maravilhas que povoavam a mentalidade do homem medieval constituíram-se em importante atrativo para a exploração de outras terras e gentes, especialmente no continente nomeado América e identificado como um mundo novo. A expansão ibérica nessas terras – sobremaneira a espanhola – esteve embebida do maravilhoso. A esperança de um retorno à Idade do Ouro, sem excluir a cobiça e a ambição, determinou a invenção da América, para onde migrou um sem-número de mirabilia, que combinava monstros, amazonas e muitas outras criaturas fantásticas, vivendo em locais de riquezas incomensuráveis.

Sobre a autora

Sirlei Silveira nasceu em Minas Gerais, em 1956. Licenciada em Pedagogia e em Estudos Sociais, realizou especialização em História e Historiografia na Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado e doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalhou no ensino fundamental e médio e, também, na área técnico-científica em instituições públicas e privadas. Integra, desde 1992, o quadro de professores do Departamento de Sociologia e Ciência Política/ICHS/UFMT, com atuação nos cursos de graduação e, mais recentemente, no Programa de Pós-Graduação – Mestrado - em Estudos de Linguagem/IL/UFMT. É autora do livro O Brasil de Mário de Andrade, publicado pela Editora UFMS, e de artigos para circulação em periódicos nacionais e estrangeiros.




FICHA

Autora: Sirlei Silveira
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-99146-72-9
Tamanho: 15,8 x 22,8 cm
Nº. de páginas: 176
Gênero: História/Sociologia
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 38,00


Contatos
Editora TantaTinta/Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br



Manuel de Barros - O Demiurgo das Terras Encharcadas

Cristina Campos





Sobre a obra

O livro é fruto de tese de doutorado, na Usp, defendida em 2007. Apresenta uma leitura das imagens simbólicas presentes na obra do poeta Manoel de Barros e sua ancoragem mítica, exercitando o “abraço solidário” proposto por Edgar Morin, ou seja, uma bricolagem teórica, num exercício transdisciplinar, destacando-se a Antropologia do Imaginário, do francês Gilbert Durand, e o pensamento complexo, de Edgar Morin.
No capítulo final considerações acerca da Educação, sugerem algumas técnicas para que o leigo (ou neófito) seja iniciado na obra de Manoel de Barros.

Sobre a autora

Cristina Campos é graduada em Letras e mestra em Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, 1983; 1997); e doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo (USP, 2007). Leciona Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá. Publicou o livro Pantanal Mato-grossense: o Semantismo das Águas Profundas (Entrelinhas, 2004); e Conferência no Cerrado (Tanta Tinta, 2008). É produtora da publicação literativa Dazibao, fruto de um projeto que estimula a criação literária a partir de laboratórios vivenciais, realizado com professores e alunos do IFMT – Campus Cuiabá e outras instituições educacionais; é revisora e organizadora de diversas publicações.



FICHA

Autora: Cristina Campos
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-8009-008-6
Tamanho: 15,8 x 22,8 cm
Nº. de páginas: 320
Gênero: Dissertação
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 40,00



Contato
Editora TantaTinta / Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br




terça-feira, 14 de setembro de 2010

Feira do Livro do Pólo Cultural Sudeste

Participação da Tantatinta | Carlini E Caniato na Feira do Livro realizada em Alto Araguaia nos dias 1, 2, 3 e 4 de setembro de 2010.

Café literário, performances, declamação, concurso literário, contação de histórias e muito mais ações de incentivo a leitura e amor ao livro.

Confiram!