terça-feira, 12 de agosto de 2008

Lançamento de livro reúne importantes personalidades da política mato-grossense


Da Assessoria


"Uma obra de extrema importância, que resgata a história de Mato Grosso". Assim o ex-governador e atual senador Jayme Campos definiu o livro "Prosas com governadores de Mato Grosso (1966-2006)", do historiador e economista Fernando Tadeu de Miranda Borges, lançado nesta segunda-feira (11), durante Sessão Solene da Assembléia Legislativa. A publicação, editada pela Carlini & Caniato Editorial, traz entrevistas com 14 governadores que administraram Mato Grosso entre os anos de 1966 e 2006.


Para Jayme Campos, a solenidade representou um momento ímpar, uma vez que conseguiu reunir 'grandes homens' da História de Mato Grosso. "Esta homenagem é muito gratificante. É muito bom saber que demos a nossa contribuição para que Mato Grosso chegasse aonde chegou", disse o senador, emocionado. "É uma homenagem justa àqueles que fizeram de tudo para o engrandecimento do nosso Estado", emendou o ex-governador José Garcia Neto, um dos homenageados da noite.


Durante a cerimônia, foram homenageados com a Comenda Memória do Legislativo os ex-governadores entrevistados pelo autor: Pedro Pedrossian, José Fragelli, José Garcia Neto, Frederico Campos, Júlio Campos, Wilmar Peres de Farias, Roberto Cruz, Carlos Bezerra, Edison Freitas de Oliveira, Moisés Feltrin, Jayme Campos, Dante de Oliveira, Rogério Salles e Blairo Maggi. Três mães, representando todas as outras mães dos entrevistados, cujos textos abrem o livro, também receberam homenagens: Amália Curvo de Campos, mãe dos ex-governadores Júlio José de Campos e Jayme Veríssimo de Campos, Maria Benedita Martins de Oliveira, mãe do ex-governador Dante Martins de Oliveira, e Lúcia Borges Maggi, mãe do governador Blairo Borges Maggi. Fernando Tadeu explicou que o livro é o relato de como cada uma dessas pessoas viveu e procurou corresponder às necessidades e expectativas do povo de Mato Grosso. "A proposta do livro é que cada pessoa faça sua interpretação. Realmente tudo valeu a pena", concluiu o autor, que agradeceu a todos os ex-governadores citando a percepção dele sobre cada um.


Segundo o presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Sérgio Ricardo, o livro é um presente singular para toda a sociedade de Mato Grosso. "Neste livro, o autor ressalta a dimensão humana dos ex-governantes. E hoje a Assembléia Legislativa vive um momento especial tendo reunidas várias personalidades que marcaram a história de Mato Grosso e promoveram o bem comum. São pessoas iluminadas que fazem parte do nosso passado, do nosso presente e do nosso futuro", disse o deputado.


A pedido do governador Blairo Maggi, o ex-governador Frederico Campos, representou todos os ex-governadores homenageados. Campos lembrou que a administração de um Estado é formada por uma grande equipe e que, sem ela, nada é possível. "Em minha gestão enfrentei alguns desafios como o processo de divisão do Estado. Com isso, conseguimos dar uma nova vida à Mato Grosso. Tínhamos 100 mil habitantes em Cuiabá e 40 municípios no Estado para hoje somarmos cerca de 600 mil habitantes na capital e 141 cidades em Mato Grosso. Este sucesso é resultado de uma seqüência de trabalho", concluiu o ex-governador.


A cerimônia ainda contou com a presença de autoridades do Estado, estudantes da UFMT, membros do grupo da Melhor Idade e sociedade em geral.