domingo, 29 de junho de 2008

Carlini & Caniato lança livro de sua mais jovem autora em Chapada



A editora Carlini & Caniato lançou na noite deste domingo (29), na livraria do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, o livro “Compostela: a velha cadeira”, da estudante e escritora Stella Oliveira, de apenas 14 anos, a mais jovem autora da editora.

O evento faz parte de uma série de lançamentos que serão feitos pela editora durante o Festival, na livraria Adeptus, próxima à Igreja Nossa Senhora de Santana.

O lançamento contou com a presença da autora, vinda direto de Jaciara, onde vive, sua mãe, Cristine de Oliveira, e sua avó, Jussara de Oliveira.

O livro de poemas, que trata basicamente dos conflitos de uma adolescente com uma visão positiva, corajosa e surpreendente, atraiu a atenção do público que circulava pelo Festival de Inverno. A pouca idade da autora foi um dos fatores. É o que ressaltou a médica Mara Gracia Melo, que adquiriu um exemplar. Mãe de um adolescente, ela observa: “Me chamou a atenção por ela ser tão novinha. É muito raro jovens desta idade escreverem um livro, ainda mais nos dias de hoje”, disse ela, que pretende ler a obra para entender mais sobre “o que se passa na cabeça de um adolescente”.

Transformar conflitos pessoais em poesia. Este é um dos maiores méritos de Stela Oliveira. Ela própria conta que escreveu o livro para ajudar a si própria e às suas amigas. “Às vezes, a família quer ajudar a gente, mas não consegue porque não nos entende”, comenta, falando dos problemas de auto-estima que enfrentou.

Stella se confessou surpresa com a repercussão do livro que, segundo sua mãe, está tendo uma vendagem muito boa e uma grande repercussão em sua cidade, Jaciara. Para Stela, é surpreendente descobrir que problemas que pareciam afetar somente a ela encontrem eco em várias pessoas. “Eu achava que era a única pessoa que sofria disso e ouço pessoas dizendo ‘Nossa, esse texto sou eu. Eu sinto exatamente isso’. É muito estranho”, confessa.

Para o futuro, mais livros estão previstos, embora a jovem autora não queira entrar em detalhes. “Só posso dizer que vou escrever poesia e contos. E que os poemas criticam a índole humana”, adianta ela.

Mais informações: 3023 5714.

Nenhum comentário:

Postar um comentário