domingo, 29 de junho de 2008

Aecim Tocantins autografa livros em exposição literária

“O ingrediente cultural é o que dá forma ao um evento. As festas e os shows são passageiros, mas a cultura sempre permanece.” Palavras do professor e contador, Aecim Tocatins, sobre o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães durante a exposição literária realizada pela Livraria Adeptus e Editora Tanta Tinta e Carlini & Caniato na praça central.

Em meio à noite de autógrafos do livro que conta a historia de sua vida “Da Contabilidade à Vida Pública”, escrito por Ivan Echeverria, Aecim elogiou a organização da exposição. “Há de se parabenizar essa inovação que trouxe um caráter mais cultural ao evento. Agradeço pessoalmente a Tanta Tinta e a Adeptus que patrocinaram esse espaço que valoriza obras de autores mato-grossenses”. Com emoção, também falou do livro. “É fascinante ter a nossa história contada ainda em vida. Ainda mais em um livro generosamente escrito pelo Ivan”, afirmou.

Ambos, autor e personagem, Ivan e Aecim, são professores e contadores. Eles falaram sobre como o livro surgiu durante os três anos e oito meses de pesquisas. “A princípio, o projeto era falar da história da contabilidade. Mas durante os nossos encontros o Aecim foi me contando tantos fatos, me mostrando tantos materiais, documentos e fotos que eu pensei: ‘Por que não falar sobre a historia da vida dele?’. Na hora, ele não aceitou, mas com muita conversa, nós encontramos um novo rumo para o livro”, lembrou o autor.

O livro mostra momentos da vida de Aecim em Chapada dos Guimarães. Como um foto do ano de 1991, onde Frei Oswaldo aparece na inauguração do Hospital Santo Antônio, com a participação de Aecim. As falas do contador sobre a vida pública de Chapada também são encontradas no livro. “Eu tenho ascendência chapadense, minha mãe nasceu na região e eu vivi bons momentos aqui”, relembrou o contador.

A exposição reúne uma coletânea de livros mato-grossenses e é realizada pela Tanta Tinta e pela Adeptus com objetivo de difundir as obras e valorizar os autores locais. “A cultura tem grandes manifestações: a música, o teatro, as artes plásticas, os livros e como diria Monterio Lobato ‘um país se constrói de homens e livros’ com essa frase podemos entender a importância de uma exposição como está”, finalizou o autor.

Um comentário:

  1. Gostaria de comprar o livro. Onde encontro?? Qual o telefone? E-mail? Já procurei na internet onde comprar...mas não consegui.

    ResponderExcluir