quinta-feira, 29 de março de 2007

Iconografia das àguas, o rio e suas imagens

Autor: José Serafim Bertoloto

Sobre a obra
A diversidade das relações tecidas entre natureza e homem vão sendo descobertas a partir de material investigado sobre as imagens do rio Cuiabá feitas pelos artistas plásticos da região e de uma bibliografia sobre natureza, paisagem, mimetismo, imaginário, estética, arte e história da arte. As formas de entender esta natureza são várias e configuradas como semiose de pensamento diagramal em fluxão; implicam inexoravelmente na percepção e construção do próprio mundo, – concebe-se aqui o mundo construído com e através das imagens.
As imagens catalogadas são elementos iconográficos que estão fortemente inseridos no quadro mimético e na matriz imaginária dos artistas desta região. Mesmo desenhadas com fortes pinceladas regionais, o resultado é um argumento que não se encontra dissociado de uma linha universal de percepção imaginária sobre todas as paisagens, e com especificidade as aquáticas.
O que se apresenta aqui é uma discussão em estado de inquietação, que ganhou forma e corpo de tese.

Sobre o autor
José Serafim Bertoloto
é artista plástico, bacharel e licenciado em História, pela Universidade Federal de Mato Grosso; especialista em Estudos em Museu de Arte, pelo Museu de Arte Contemporânea da USP; mestre em Artes, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; doutor em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade de Cuiabá, pesquisador e curador do Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso, desde 1983. Participou como júri em vários Salões de Artes; possui diversos textos críticos sobre a produção iconográfica mato-grossense e é autor do livro Clóvis Irigaray: arte, memória, corpo (2001).

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2006
ISBN: 85-99146-30-0 Carlini & Caniato
85-88504-20-0 Cathedral Publicações
Tamanho: 21 x 28 cm
Nº de páginas: 168
Gênero: Tese Dissertação – Semiótica / Artes Plásticas
Editora: Carlini & Caniato Editorial / Cathedral Publicações
Preço: R$ 60,00

Contatos:
Editora TantaTinta/Carlini & Caniato
(65)3023-5714/5715
contato@tantatinta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário