quinta-feira, 29 de março de 2007

Como fazer Projetos de Viabilidade Econômica Manual de Elaboração

Autor: Carlos Vitor Timo Ribeiro

Sobre a obra
Este manual é um instrumento auxiliar de trabalho e aprendizado, voltado essencialmente para os aspectos práticos da disciplina de Elaboração de Projetos, repassando ao leitor parte da experiência profissional do autor, na área de Consultoria Empresarial desde agosto/1974.
A primeira parte trata dos aspectos conceituais e teóricos relacionados com a disciplina citada, abordando os diversos conteúdos de todo e qualquer projeto de viabilidade.
A segunda parte apresenta a elaboração de projetos de viabilidade propriamente dita, tomando como "modelo simulado" o desenvolvimento de um roteiro básico, como geralmente ocorre na prática de atividades relacioandas com o mercado de consultoria privada.
A necessidade de sua elaboração é evidente, dada a importância de se otimizar resultados, em função da escassez de recursos limitados que bem caracteriza a Economia como Ciência, ante o atendimento de nossas necessidades ilimitadas.
O processo de elaboração de um Projeto de Viabilidade é, na verdade, a montagem de um conjunto ordenado de informações sistematizadas que permitem avaliar as vantagens e desvantagens econômicas da alocação de recursos – investimentos – na produção de determinados bens e/ou serviços2.
É a parte microeconômica – o empreendimento – resultante das questões teóricas da macroeconomia.
Neste ponto, é necessário registrar que a própria atividade de elaboração de Projetos de Viabilidade é parte integrante das técnicas de Programação do Desenvolvimento Econômico, implantadas como alternativa deliberada de se buscar o desenvolvimento com crescimento da renda per capita, de forma mais acelerada, substituindo o livre jogo das forças de mercado – a famosa mão invisível de Adam Smith – pela implementação de Planos, Programas e Projetos.
A disciplina Elaboração e Análise de Projetos, ministrada nos cursos de gradua­ção em Ciências Econômicas, Administração, Engenharia de Produção e outros, trata do estudo das técnicas utilizadas na montagem de um Modelo Econômico a ser aplicado na análise de um determinado investimento/empreendimento.
O objetivo final é dar ao aluno o ferramental básico para a elaboração de Projetos de Viabilidade, referentes a determinados empreendimentos, obedecendo-se a critérios e normas técnicas usualmente utilizados, consagrados e universalmente aceitos em trabalhos similares.

Sobre o autor
O autor é consultor econômico da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), professor do Curso de Especialização em Elaboração e Análise de Projetos Ambientais e Industriais do Departamento de Economia da FAEC/UFMT, ex-professor da FAEC/UNIC, ex-professor substituto do Departamento de Economia da FAEC/UFMT e economista do quadro técnico da Empresa PR Consultoria e Projetos Ltda., que atua nas áreas de incentivos fiscais, planejamento e captação de recursos para investimento nas instituições oficiais de fomento e de crédito de longo prazo.
Formação acadêmica:
Carlos Vitor é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em MBA em Gestão Estratégica Avançada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Edição: 3ª Revista e ampliada
Data de Publicação: 2006
ISBN: 85-99146-15-7 (Carlini&Caniato) / 85-88421-16-X (Defanti)
Tamanho: 15,5 x 21 cm
Nº de páginas: 267
Gênero: Economia
Editora: Carlini & Caniato Editorial / Defanti Editora
Preço: R$39,00

Contatos:
Editora TantaTinta/Carlini & Caniato
(65)3023-5714/5715
comercial@tantatinta.com.br

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se este livro está ESGOTADO. Se não, qual distribuidor em São Paulo?

    Grato
    Anderson
    Bortolai Livros Ltda
    (11) 4063-2615

    ResponderExcluir
  2. Oi, gostaria de conseguir sse livro. Como faço? Moro em Fortaleza. Obg

    ResponderExcluir