segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Casa e Paisagem Pantaneira – Conhecimento e práticas tradicionais

Yara Galdino e Carolina Joana da Silva




Sobre a obra

Este livro nasceu de uma combinação entre a arquitetura e a etnoecologia, para tratar da construção da casa ribeirinha e da percepção da paisagem, através do olhar do homem pantaneiro. Com rigor científico e muita sensibilidade, ele vai desvendando as várias facetas do saber local, que permitem a transformação da madeira, da palha, do barro, enfim, do que existe disponível no ambiente, na morada, no abrigo da família. A construção da casa é uma atividade social e, neste processo, também se atualiza e enriquece o conhecimento. Conhecimento necessário para a seleção de cada elemento constitutivo da estrutura arquitetônica, de acordo com as necessidades de dureza, flexibilidade, durabilidade, etc. – mais adequadas a um desempenho ótimo. Os ambientes de coleta, o modo correto de cortar, serrar, aparar e trançar é descrito em detalhes. O projeto da casa se desenha no chão e a estrutura vai, aos poucos, tomando forma.


Sobre as autoras

Yara Galdino é graduada em Arquitetura e Urbanismo (2002) e mestra em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (2006), pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Sua dissertação de Mestrado foi laureada com o Prêmio Darrel Posey pela Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, no ano de 2006. É especialista em Reabilitação Ambiental, Arquitetônica e Urbanística (2008), pela Universidade de Brasília. Atualmente, é professora do Deptº de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), onde ministra as disciplinas Ecologia Urbana, Introdução ao Urbanismo, Projeto de Arquitetura e Projeto de Urbanismo.

Carolina Joana da Silva é graduada em História Natural, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); mestra em Ecologia, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Impa); e doutora em Ciências na área de Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou Pós-doutoramento no Ins-tituto Max-Planck de Limnologia, na Alemanha. Foi professora no Deptº de Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso, de 1974 a 1995, e no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da mesma universidade, até 2008. Atualmente, leciona no curso de graduação em Biologia e no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), exercendo lá também a função de Pró-reitora de Pesquisa e Pós-gradua-ção (2006-2010). É professora credenciada no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar. Publicou diversos artigos sobre Ecologia do Pantanal e é co-autora dos livros No Ritmo das Águas do Pantanal (São Paulo: Nupaub/USP, 1995) e The pantanal: ecology, biodiversity, sustainable management of a large neotropical seasonal wetland (Sofia-Moscou: Pensoft Publishers, 2009).




FICHA

Autoras: Yara Galdino e Carolina Joana da Silva
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2009
ISBN: 978-85-99146-80-4
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº de páginas: 96
Gênero: Arquitetura

Editoras: Carlini&Caniato Editorial



Contatos
Editora TantaTinta/
Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário