sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Presta Sentido e Põe Reparo

Letícia Lobo





Sobre a obra


Presta Sentido e Põe Reparo é um livro escrito por Letícia Lobo como amor às coisas de sua infância, sua gente, sua terra e coisas que a rodearam naquele mundo infantil, cor-de-rosa, tomado por plantas e frutas. Ela escreveu, de maneira carinhosa, sobre as coisas ligadas ao seu passado que, de sorte, é o gostoso ontem de todos nós, desta terra do Pantanal. Filha de José Lobo (autor de Lugar e Tempo), não poderia ser outra sua postura com o público leitor, no resguardo do registro de fatos, para, então, sabermos desse ontem. Conheci Calu Bernaz e Adiles Ribeiro Antunes. Estavam bem pertinho de mim. Elas reinavam em seus tronos no Cerrado, cada qual com sua personalidade típica, lá no oco do mundo, no cu do Judas. Deixaram registro de suas passagens por este mundo.

Através de uma linguagem suave, Letícia nos faz deleitar nestas páginas, atentos ao significado das expressões de época. Sendo ou não um caboclo do Pantanal, como eu, vale a pena se debruçar sobre esta obra e (re)descobrir o nosso mundinho.

Boa Leitura! E Presta Sentido e Põe Reparo...

Amadeu de Melo

Sobre a autora

Eu, Letícia Thommen Lobo Paes de Barros, nasci em 8 de março de 1958 (hoje, Dia Internacional da Mulher), em Cuiabá-MT, num sábado, após Ana, minha mãe, voltar dos comes-e-bebes da festa de casamento de Tita e Zé Ubirajara, este, filho de minha madrinha Carmina, irmã de minha avó paterna, Vó Gusta. Meu nome não foi escolhido assim, numa lista, como de praxe. Acontece que, na ocasião do parto, na maternidade, não havia um médico naquele horário de fim de manhã e início de tarde de sábado. Meu pai fez o parto, juntamente com uma enfermeira. Ao nascer, fui colocada em uma bandeja, olhei todo o derredor meio que assombrada com o lugar, dei uma risada (bem dura!) e coloquei o dedão na boca, acalmando-me novamente. Assim, não chorei, e ri! Meu pai aceitou o fato e me colocou o nome de Letícia, do latim Lætitia (Alegria)!

Minha profissão de engenheira agrônoma é influenciada pelo mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, por isso lido com as Ciências da Terra. Arrisco-me no mundo da Literatura, apesar de a Agronomia ainda nortear o rumo que sigo como autônoma. Os escritos do Presta Sentido e Põe Reparo resgatam parte da memória de meu passado, principalmente da vida pacata de Cuiabá, que conheci quando criança, antes dos anos sessenta do século passado.



FICHA

Autora: Letícia Lobo
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-8009-004-8
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Nº. de páginas: 176
Gênero: Contos
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 32,00



Contatos
Editora TantaTinta / Carlini & Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário