quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Em Busca da Pedra que Brilha como Estrela

Garimpos e Garimpeiros do Alto Paraguai-Diamantino
João Carlos Barrozo

























Da obra
O livro narra as trajetórias de homens, mulheres e crianças que se deslocaram para Mato Grosso, atraídos pelas minas de diamante, ou seja, “Em busca da pedra que brilha como estrela”. Uma cartografia dos movimentos migratórios provenientes, sobretudo, do Norte e Nordeste do Brasil.
Os itinerários revelam-se complexos ao longo dos problemas e das dificuldades pelas quais passam os personagens dessas histórias, muitos deles deixando mãe, pai, filhos e mulheres para trás, reinventando seus próprios destinos.
A obra é uma referência para os estudos sobre as migrações, a mineração em Mato Grosso na primeira metade do século XX e, ainda, o que pode ser seu maior mérito, a formação de novos espaços sociais marcados por relações étnicas e culturais, tema de fundamental importância para a historiografia do Brasil.

Sobre o autor
João Carlos Barrozo
nasceu em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, onde iniciou o curso fundamental, o qual foi concluído no Colégio Santo Inácio, e o secundário no Colégio Catarinense em Florianópolis. Graduou-se em Ciências Sociais na FASP, em São Paulo. Mestre em Sociologia pela UNICAMP, doutor em Sociologia pela UNESP e professor de Sociologia da UFMT desde 1977, é coordenador do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU), onde desenvolveu várias pesquisas em parceria com os colegas abordando problemas rurais da Amazônia: colonização, relações sociais de produção, migrações, agricultura familiar, etc.
Publicou artigos em periódicos acadêmicos dentro da temática rural. Em parceria com membros do NERU publicou: A Colonização Oficial em Mato Grosso e como autor e organizador, Diamantino: do extrativismo à agricultura moderna.

Ficha Técnica
Autor: João Carlos Barrozo
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2007
ISBN: 978-85-327-0232-6 (EdUFMT)
978-85-99146-45-3 (Carlini & Caniato)
Tamanho: 15,8 x 22,8 cm
Nº de páginas: 256
Gênero: História / Sociologia
Editoras: Carlini & Caniato / EdUFMT
Preço: R$ 30,00
Contatos:
Editora TantaTinta / Carlini & Caniato
(65)3023-5714/5715 - comercial@tantatinta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário